Mamãe SARADA

Mamãe SARADA
Mamãe SARADA

segunda-feira, 13 de junho de 2016

                    22 Fatos Impressionantes Sobre Tigres



tigres-7
Estrelas recorrentes de documentários feitos pelo Discovery Channel, os tigres mantêm uma imagem imponente sem fazer esforço.
Confira, a seguir, 22 fatos que confirmam essa impressão:
  1. Se eles forem mortos de pé, vão continuar de pé, graças à força de suas patas;
  2. Entre os grandes felinos, eles são os maiores, chegando a pesar respeitáveis 300 kg;
  3. Quando você os encara, há menos chances de te atacarem, pois eles percebem que perderam o elemento surpresa. Na Índia, onde são comuns, muitos homens usam máscaras com olhos atrás da cabeça, para os tigres acharem que foram vistos;
  4. Durante a primeira semana de vida, os tigres são completamente cegos. Por essa e outras razões, metade não sobrevive até chegar à vida adulta;
  5. A mancha branca na parte superior de suas orelhas é chamada de “ocelo” – o mesmo termo usado para se referir a olhos de certas criaturas (como medusas, platelmintos e alguns insetos);
  6. Sua saliva é antisséptica;
  7. Sua língua é tão áspera (graças à maneira como as papilas gustativas estão organizadas) que é capaz de arrancar a pele, penas ou pelo de suas vítimas;
  8. Eles normalmente são criaturas solitárias, e é raro ver agrupamentos de tigres – com exceção de uma mãe e seus filhotes;
  9. Tigres são “bonzinhos” quando comparados com leões. Quando dois tigres se encontram durante uma caçada, eles dividem a presa (enquanto os leões lutam entre si até a morte). Além disso, se estiverem em grupo (algo raro, como você viu no item acima), os machos deixam que as fêmeas e os filhotes se alimentem primeiro – os leões fazem justamente o contrário;
  10. Eles têm um “cardápio” extremamente variado (antílopes, búfalos, javalis, pássaros, roedores, peixes, crocodilos, filhotes de elefante, filhotes de rinoceronte, leopardos…);
  11. Normalmente, eles não veem humanos como presas. Se você encontrar um tigre, encare-o e recue devagar, pois ele provavelmente não considera você uma refeição em potencial, e sim um invasor de território. É claro que, se ele estiver com muita fome, a situação pode não ser tão fácil de resolver;
  12. Eles são capazes de saltar 5 metros de altura e 6 metros de distância;
  13. Com um tapa, eles podem quebrar seu crânio e seu pescoço (embora normalmente prefiram fazer o serviço com os dentes);
  14. Tigres conseguem imitar o som de algumas presas, para enganá-las;
  15. Seu cérebro pesa mais de 300 gramas, sendo o segundo maior entre os carnívoros (o maior é o do urso polar, com cerca de 500g);
  16. São bons nadadores e, ao contrários dos felinos comuns, gostam de se molhar;
  17. Sua memória de curto prazo é 30 vezes mais duradoura que a de seres humanos;
  18. Existem apenas seis sub-espécies de tigres (havia 9, mas três foram extintas nas últimas oito décadas);
  19. O tigre-de-bali foi extinto de propósito, pois os moradores da ilha de Bali acreditavam que eles representavam o “Mal”;
  20. Existem mais tigres em cativeiro nos Estados Unidos do que livres no resto do mundo;
  21. O tigre branco é muito visado por caçadores por sua raridade, o que contribuiu para torná-lo quase extinto;
  22. Nos próximos 15 anos, existe grande risco de que todas as sub-espécies de tigre sejam extintas. 

                                           7 Fatos Incríveis Sobre Cobra






As serpentes não têm orelhas, mas a maioria tem uma visão melhor que a do Super Homem. Elas não têm narizes, mas podem sentir cheiros com muita habilidade. As presas das serpentes venenosas, que evoluíram a partir dos dentes, estão entre os mais avançados sistemas de armas biológicas do mundo natural: não há uma estrutura comparativamente tão avançada, tão sofisticada, como a presa e a glândula venenosa de uma cobra cascavel. E se essas histórias interessantes nem estão nessa lista, imagine as que estão! Confira:

1 – Cobras comem seus filhotes

cobras fatos
Cientistas descobriram em fevereiro de 2009 que muitas mães cascavéis comem alguns de seus filhotes não sobreviventes; é o chamado “canibalismo pós-parto”. As mães do estudo comeram até 11% de seus ovos e filhotes mortos. Por quê? Assim ela pode recuperar boa parte da energia perdida na reprodução sem ter que caçar para se alimentar, uma atividade perigosa que requer tempo e muito trabalho. Pelo menos eles já estavam mortos.

2 – Uma serpente pode comer outra serpente ainda maior do que ela

Para resolver um mistério de longa data sobre como uma “King Snake” (gênero Lampropeltis) consegue comer outra cobra ainda maior do que ela, pesquisadores gravaram e assistiram a coisa toda acontecer. A King desliza suas mandíbulas sobre a presa como uma esteira, depois comprime sua própria coluna vertebral como uma sanfona para fazer a cobra descer pelo seu interior. Só então, quando tudo está dito e feito, a King vomita um pouco de volta. E quem é que vai culpá-la?

3 – Cobras podem “voar” mais de 15 metros

Se as cobras do gênero Chrysopelea – o gênero das “cobras voadoras” – quiserem passar de uma árvore para a outra sem descer, elas voam. Bem, na verdade elas planam. Para decolar, elas caem ou ativamente saltam de um galho para chegar mais alto e planar mais longe. Em seguida, elas achatam o corpo e fazem ondas em formato de S para terem estabilidade no “voo”.

4 – Pítons comem presas inteiras, com ossos e tudo

Cobras como as sucuris podem passar meses sem uma refeição. Porém, quando elas comem, não desperdiçam nada. Essas serpentes desenvolveram um sistema para extrair o cálcio do esqueleto de suas presas, contribuindo para uma refeição mais nutritiva. Elas são, portanto, fisicamente adaptadas para lidar com jejuns prolongados, realimentando-se com grandes refeições e intensa digestão e absorção de nutrientes.

5 – As cobras miram os seus olhos

As “cobras cuspidoras” (Najas) na verdade não cospem. Em vez disso, contrações musculares espremem a glândula de veneno da cobra, forçando o veneno a sair das presas da serpente alcançando até quase 2 metros de distância. Se elas acertarem os olhos da presa, a neurotoxina pode cegá-la. E, em 2005, os cientistas descobriram que elas realmente apontam para os olhos. E tem mais: o veneno não é lançado num fluxo, mas num borrifo com um padrão geométrico que é bastante adequado para atingir os olhos, o que os cientistas descobriram em janeiro de 2009.
<

6 – A menor serpente do mundo poderia se enrolar em uma moeda

A menor serpente conhecida, descoberta em 2008 em Barbados, é pouco menor do que 10 centímetros de comprimento e tão fina quanto um espaguete. A Leptotyphlops carlae provavelmente manterá tal título para sempre. Serpentes devem ser prevenidas pela seleção natural de se tornarem tão pequenas porque, abaixo de um certo tamanho, pode não haver nada para seus filhotes comerem.

7 – Serpentes passam meses sem se alimentar. E crescem!

Imagine se você pudesse pudesse parar de comer por meses, queimar gordura, ficar mais alto, e ainda ficar bem! Pesquisadores retiveram a comida de 62 cobras – cascavéis, jibóias e pítons – por cerca de seis meses, o período típico que serpentes ficam sem comer na natureza. Elas reduziram suas taxas de metabolismo para sobreviver, algumas em mais de 72%. Surpreendentemente, elas também levaram mais tempo para queimar suas reservas de gordura.

20 fatos interessantes que você talvez desconheça sobre os elefantes


chonchudo, com grandes orelhas e uma tromba enorme. De deus hindu a tema de filme da Disney, o elefante está presente em nosso imaginário, mas talvez você não saiba quanto tempo dura a gestação de um desses animais, por exemplo. E como eles dormem?
Os maiores mamíferos do planeta impressionam não só pelo seu tamanho e pela sua impressionante memória, mas também por seus hábitos sociais. Conheça alguns fatos sobre os elefantes e, se souber outra curiosidade sobre esses animais fofíssimos, não deixe de comentar.    
Publicidade
1. Existem 3 espécies de elefantes no mundo. O asiático, o africano da floresta tropical (Loxodonta cyclotis) e o africano da savana (Loxodonta africana).
2As espécies africanas têm entre 2,5 e 4 metros e pesam de 2,2 a 6,3 toneladas. Já a asiática tem entre 2 e 3 metros e pensa de 2 a 5 toneladas. Bebês já nascem com cerca de 90 kgs.
3O maior elefante já registrado pesava cerca de 10 toneladas e tinha 3,96 metros de altura.
4As orelhas do elefante servem para dissipar calor. Cobertas de pequenas veias, elas facilitam a dispersão do calor, o que mantém a temperatura corporal do animal.
5Elefantes realmente adoram água e gostam de se banhar com suas trombas.
6Ao contrário do que aparece nos desenhos animados, amendoim não é parte de sua alimentação cotidiana. Aliás, eles nem parecem gostar muito de amendoim.
7Elefantes adultos podem comer até 136 kg de comida por dia.
8A gestação de um elefante é a mais longa do planeta. A gravidez dura cerca de 22 meses. Em geral, eles só dão à luz um bebê por vez.
9.  Elefantes podem escutar seus sons a até 8 km de distância.
10A pele dos animais é tão sensível que ele pode sentir quando uma mosca pousa sobre seu corpo.
11. Elefantes são um dos poucos animais que se reconhecem no espelho, junto com golfinhos, orcas, pegas (ave da família dos corvos), algumas espécies de macaco e, claro, humanos.
12Elefantes dormem em pé ou deitados de lado. Eles passam entre três e seis horas do dia dormindo.
13. A tromba tem cerca de 100 mil músculos diferentes.
14Elefantes se protegem com areia ou lama para não terem queimaduras de sol.
15Eles têm medo de abelhas e emitem um som específico quando percebem a presença de um enxame.
16Fêmeas vivem em grupos com cerca de 10 animais. Todas são lideradas pela matriarca, em geral, a mais velha. Os machos deixam as fêmeas quando atingem a adolescência, com aproximadamente 12 anos de idade, e permanecem em grupos de jovens, até que atingem a maturidade e estão prontos para se virarem sozinhos.
17. Elefantes têm durante a sua vida 24 dentes, mas, a cada mastigação, só os quatro da frente são utilizados. Quando eles vão ficando gastos, eles são substituídos pelos de trás, mais fortes. Essa troca acontece umas 6 vezes na vida do animal. Quando todos os dentes estão gastos, elefantes solitários, em geral, morrem de fome. Aqueles que estão em grupo são ajudados por outros membros do bando.
18. Imagine só como é o sexo dos elefantes: o sexo dos elefantes dura cerca de 1 minuto. Depois do coito, eles trocam carícias e o macho permanece com a fêmea por alguns dias.
19. Elefantes vivem cerca de 70 anos.
20. Quando um membro do grupo morre, eles também passam por luto e têm um ritual próprio, que inclui cobrir o corpo do morto.
A onça-pintada é inconfundível, com seus pelos amarelados cheios de manchas e anéis negros. O grande felino vive no continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina – apesar de estar, hoje, extinta em várias partes dessa região.
No Brasil, o grande felino é encontrado em maior número na Amazônia e no Pantanal. Quer conhecer mais curiosidades sobre a onça-pintada?

Confira abaixo 10 fatos sobre a onça-pintada, esse belo animal:

  1. A onça-pintada, também conhecida como jaguar, é o terceiro maior felino do mundo, atrás do tigre e do leão, e é o maior do continente americano.
  2. As onças têm mandíbulas tão fortes que suas mordidas podem quebrar até mesmo ossos e cascos de tartaruga. A mordida das onças é duas vezes mais poderosa do que a de um leão!
  3. Como a maioria dos grande felinos, as onças são solitárias e preferem caçar ao entardecer, ou à noite. O cardápio desses animais inclui cerca de 80 espécies, incluindo veados, antas, capivaras, raposas, peixes, sapos e cobras.
  4. Apesar de temidas, as onças costumam fugir de seres humanos. São raros os relatos de ataques ao homem, e quando eles acontecem, normalmente estão relacionados com a defesa de seus filhotes.
  5. Em antigas civilizações da América Central e do Sul, a onça-pintada é considerada um símbolo de força. Os astecas, por exemplo, nomearam uma classe de guerreiros de elite como “Cavaleiros Jaguar”.
  6. As onças estão sendo extintas em muitas regiões devido à perda de habitat em florestas tropicais da América do Sul e da caça pela sua pele.
  7. Quem vê as poderosas onças adultas dificilmente consegue imaginar que os filhotes nascem cegos e indefesos. Eles precisam ficar perto da mãe por cerca de dois anos aprendendo a caçar.
  8. As onças-pintadas eram encontradas no oeste e sul dos Estados Unidos, incluindo Texas, Califórnia, Arizona e Novo México. Entretanto, o felino foi rapidamente eliminado do país, e muito poucas aparições foram registradas desde os anos 1960.
  9. O termo “jaguar” vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto”.
  10. A onça segue uma dieta adorada pela maioria dos grandes felinos, conhecida como “feast or famine” (banquete ou fome). O animal fica até uma semana sem comer, mas pode devorar até 20 kg de carne em um único dia. 


10 CURIOSIDADES SOBRE JACARÉS E CROCODILOS




1. O jacaré e o crocodilo são répteis, mas pertencem a famílias diferentes. Os crocodilos, da família Crocodylae, têm cabeça alongada e, quando fecham a boca, deixam à mostra alguns dentes. Da família Alligatoridae, os jacarés possuem focinho mais largo. Ao contrário dos "primos", não expõem nenhum dente ao fechar a boca.
2. Jacarés ficam mais férteis e sexualmente potentes à medida que envelhecem. E o ato sexual entre esses animais é bem barulhento. O casal de répteis entra na água e o macho só para de esbravejar quando a cópula termina.
3. Os jacarés não conseguem pôr sua língua para fora da boca nem mastigar alimentos.
4. Para fazer um par de sapatos de couro de crocodilo são necessários 10 desses animais; para uma bolsa, 18; e para uma carteira, 4.
5. Os crocodilos possuem de 74 a 80 dentes. Com o tempo, alguns acabam quebrando e caindo, mas outros novos nascem no lugar. Um crocodilo pode ter de 2 a 3 mil dentes durante uma vida.
6. Uma inundação no sudoeste da Etiópia em maio de 2005 causou 134 mortes. Mas 19 delas não foram causadas pela água. Crocodilos devoraram as vítimas. O aumento do nível das águas permitiram que os animais chegassem nas áreas urbanas.
7. Os jacarés passam bastante tempo expostos ao sol com a boca aberta. Isso porque a pele da boca, que é fina e rica em vasos sanguíneos, absorve o calor com mais rapidez e eficiência.
8. O jacaré usa sua cauda como impulso na hora de nadar e de caçar animais.
9. Os crocodilos são os maiores répteis da natureza. Eles medem cerca de 8 metros. Na época dos dinossauros, chegaram a ter 30 metros de comprimento.
10. Esses animais são bem longevos: vivem cerca de 80 anos.




Os rinocerontes são animais da ordem dos perissodáctilos. Os perissodáctilos são mamíferos ungulados com um número ímpar de dedos nas patas. O dedo médio é maior que os outros. O estômago é mais simples, apesar de serem herbívoros. São em grande parte animais adaptados para a corrida, como o cavalo.
Os rinocerontes são os maiores animais terrestres depois dos elefantes e dos hipopótamos.
Existem diversas espécies de rinocerontes, algumas com dois e outras com apenas um chifre. Elas estão distribuídas pela África e Ásia.
Embora sejam animais de hábitos solitários, os rinocerontes costumam formar pequenos núcleos.
A gestação dura 16 meses. Os filhotes nascem com 25 quilos e mamam até os dois anos de idade. Eles permanecem com a mãe até os cinco anos.
Quando um filhote é ameaçado por um predador, os rinocerontes adultos fazer um círculo em volta dele para protegê-lo.
Os rinocerontes possuem audição e olfato super-desenvolvidos, mas visão um pouco precária. Para chegar perto de um animal desses sem ser atacado, só mesmo em absoluto silêncio e caminhando contra o vento.
Os machos de algumas espécies podem chegar aos 420 centímetros de comprimento e pesar até 3,5 toneladas. Apesar do tamanho, são animais bastante velozes.
Os chifres dos rinocerontes não são chifres, mas pêlos queratinizados, que formam várias camadas uns sobre os outros e endurecem.
Acredite se quiser, mas os chifres do rinoceronte nunca param de crescer.
Considerados afrodisíacos e constituídos de poder medicinal na Ásia (dizem que cura até o câncer), os chifres dos rinocerontes são retirados e contrabandeados para diversos países daquele continente. Um quilo pode valer mais de 60 mil dólares no mercado negro.
A maioria dos rinocerontes está distribuída por apenas quatro países: África do Sul, Zimbabwe, Namíbia e Quênia. Devido à caça excessiva, eles praticamente desapareceram de Moçambique.
Apesar de todas as medidas de proteção na África, onde estão concentrados 80% dos rinocerontes, a caça ilegal cresceu assustadoramente nos últimos anos. Mais de 440 rinocerontes foram mortos em 2 011, contra apenas 13 em 2 007.
Algumas entidades estão contratando mercenários estrangeiros para combater os traficantes. Eles chegam a usar táticas de guerra para proteger os animais.
As espécies mais ameaçadas são o rinoceronte-de-Sumatra, com menos de 200 indivíduos sobreviventes, e o rinoceronte-de-Java, com apenas 50.
O maior mamífero terrestre que já existiu foi o indricoterium, um parente do rinoceronte. Fósseis encontrados na Ásia dão algumas pistas sobre o impressionante tamanho desse animal: 4,5 metros de altura e 15 toneladas de peso
Um dos mais exóticos parentes extintos do rinoceronte foi o rinoceronte lanudo. Eles eram extremamente peludos. Os pelos eram uma proteção contra o inverno rigoroso do hemisfério norte, seu habitat natural.
O mais curioso rinoceronte pré-histórico foi o elasmotherium. Extinto há aproximadamente 1,5 milhão de anos, ele era três vezes maior do que os seus prentes atuais e, acredite se quiser, tinha um chifre com 2 metros de comprimento.
A ganância humana parece não ter limites. Museus e instituições europeias que mantém rinocerontes empalhados costumam ser atacados por bandidos para roubar o chifre dos animais (isso mesmo que você acabou de ler: roubar chifre de animal empalhado).
Você sabia que existe um Dia Mundial do Rinoceronte? Pois ele existe e é comemorado em 22 de setembro. Foi criado pela organização WWF da África do Sul para chamar a atenção para a preservação da espécie.
Fontes: Wikipédia, Mil Bichos, National Geographic, R7, IG.



1. Um leão macho pode pesar entre 150 e 250 quilos e medir entre 2,60 e 3,30 metros de comprimento. Já o peso de uma fêmea varia de 120 a 190 quilos, e ela pode medir entre 2,40 e 2,70 metros. 
2. São muito velozes em pequenas distâncias, chegando a atingir 50 quilômetros por hora. 
3. Seus dentes caninos medem até 6 centímetros, e sua cauda pode ter 1 metro de comprimento.
4. A juba do leão tem até 24 centímetros de comprimento, e ela costuma escurecer com o passar dos anos. 
5. O rugido de um leão pode ser ouvido a 9 quilômetros de distância. Por isso, ele é considerado o "Rei da Selva". 
6. A gestação de uma leoa leva de 100 a 119 dias. Normalmente, a ninhada é composta por dois ou três filhotes, podendo chegar a seis. 
7. São os únicos felinos sociáveis, ou seja, que vivem em bandos. 
8. Por causa de uma anomalia genética, podem existir leões brancos. Eles não são albinos e, por isso, não apresentam qualquer sensibilidade ao sol. Sua cor, no entanto, faz deles uma presa fácil nas savanas, já que não conseguem se camuflar. Seus olhos são azuis ou dourados. São encontrados livres na reserva de Timbavati, na África do Sul, onde são considerados sagrados por algumas tribos. Em alguns zoológicos, cruzam-se leões com a anomalia para nascerem mais filhotes brancos.
9. Um leão é capaz de comer até 30 quilos de carne de uma só vez. Por dia, um macho precisa de 7 quilos de carne, e uma fêmea, de 5 quilos. 
10. Normalmente a missão da caça é da fêmea. Os machos também caçam, mas, por causa do calor proporcioando pela juba, ele logo se cansa. Além disso, por serem grandes, são pouco habilidosos.